terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Eu calejo, tu calejas, eles calejam, nós calejamos...

O dicionário define o verbo transitivo calejar como: criar calo em, tornar caloso. Endurecer. Em sua forma figurativa é tornar insensível, acostumar ao sofrimento.

Esse é o ciclo natural das situação que, sem você querer, acaba passando na vida. Passa uma vez, passa duas, passa três...você sofre uma, sofre duas, sofre três e, só assim, começa a calejar.

Passa a quarta vez pela mesma situação e já não é igual a primeira. As sensações são outras, talvez por ter sentido isso antes e saber como administrar aqueles turbilhões de pensamentos e sentimentos explodindo feito lava.

Os sábios dizem que a partir do sofrimento é que se encontra a paz. Eles sabem o que estão falando. Pois, no momento que o coração cria calos, você começa a se fortalecer. Fica mais forte para passar por outras situações que exigirão mais e mais da sua força. Como em um videogame, é preciso passar de nível e para isso precisamos estar preparados.

De vez em quando você volta a passar por aquele caminho escuro que conhece muito bem, mas desta vez é diferente, você caminha com a sua fortaleza. O calejar, talvez tenha sido coisa de Deus para nos tornar pessoas mais estruturadas. Ora, sem experiência não existiria a sabedoria. E a experiência muitas vezes é dolorida.

Esperto é aquele que sabe que o deserto pelo qual passa tem um começo, meio e fim. O diferencial vai depender de como encarar esse deserto. É só não ter medo de caminhar com a cabeça erguida e o coração aberto para aprender na sua total humildade.

O que acontece com aquela velha sensação? Ah, isso já não importa mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário